sábado, 28 de junho de 2008

Para terminar com o suspense

Oi pessoal, fechei contrato com o Globalgap e assim volto a ser jornalista, agora na Europa. Terei muitas responsabilidades e será a minha primeira experiência internacional de peso. Ainda estou inebriado com o ambiente globalizado da organização. Os meus novos colegas são da Europa, da América Latina e da Ásia. Todos dominam o inglês, independente do sotaque. Mas tem gente capaz de se comunicar num terceiro e quarto idiomas, como uma panamenha que arranha um bom português porque fez Unicamp, e ainda fala alemão, inglês e o espanhol do seu país. E ainda uma alemã, filha de pai angolano e mãe da Guiné-Bissau, que por isso desfia um bom português com sotaque lusitano e ainda o inglês. Fiquei surpreso de encontrar pessoas que se comunicam na minha língua. É uma coisa muito aconchegante, como se fossem parentes queridos. A intimidade da língua proporciona isso. Mas claro que troquei figurinhas com todos, e isso me fascinou muito. Esse tipo de ambiente multicultural é maravilhoso. Os espanhóis são bem expansivos, enquanto o chinês é reservado mas também cortês. Já os alemães ficam no meio do caminho. Conheci ainda um uruguaio, um peruano, uma colombiana, e duas colegas da África do Sul que parecem européias. Todos, ou quase todos, ficaram fascinados quando souberam que tinha um brasileiro na equipe. O único entre eles.

Um comentário:

Martha disse...

Parabéns! Depois me conte mais detalhes por email.
Bjs