segunda-feira, 28 de julho de 2008

Haja fumante

Eu já havia reparado como os italianos fumam que nem uns condenados, mas foi trabalhando num camping, onde os cinzeiros são visíveis e disponíveis em toda a parte, é que eu tive a dimensão de como consomem cigarros, cigarrilhas e charutos neste país. São cinzeiros e mais cinzeiros cheios de bitucas. Dois amigos e ex-colegas de trabalho, o Paulão e o Magno Jorge, lá de Mato Grosso, que fumam como uns morcegos, se sentiriam no paraíso. O que não é nada "tragável" aqui é o preço do cigarro, tipo uns 4 euros o maço. Bom, boa parte desse valor intragável é imposto. O governo enfia a faca para tentar persuadir a italianada a deixar o cigarrinho, mas em vão não consegue êxito. Não vi as estatísticas de câncer de pulmão no país, e eu, como meu próprio editor, não vou me dar o trabalho de pedir para apurar. Vamos pelo óbvio: pela quantidade de baganas dá para saber qual é o resultado nos hospitais. Espero ficar imune a esse vício, que larguei a caro custo umas três vezes na vida.

Nenhum comentário: